Conheça melhor o mais recente torneio a ser adicionado ao Pacote de expansão de Competições Juvenis no Wyscout e descubra algumas das promessas da edição deste ano.

A Copa Mitad del Mundo é uma das principais competições juvenis da América Latina e serve como uma excelente oportunidade para ver alguns dos maiores jovens talentos do continente.

Já em sua sétima edição, o torneio é organizado pelo clube equatoriano Independiente del Valle (IDV), que se consolidou como um dos principais desenvolvedores de jovens talentos da América do Sul.

Em menos de duas décadas, o IDV passou de um clube de terceira divisão a duas vezes vencedor da Copa Sul-Americana, finalista consecutivo da Libertadores Sub-20 e núcleo da base da seleção principal do Equador. O jogador mais reconhecido formado pela academia foi Moises Caicedo, cuja transferência para o Chelsea recentemente bateu o recorde de £ 115 milhões na Inglaterra. No entanto, eles também produziram outros jogadores de alto nível, como Piero Hincapie, Willian Pacho e Gonzalo Plata, para citar apenas alguns. 

Se considerarmos que Caicedo foi transferido inicialmente do IDV para o Brighton por cerca de £ 4,5 milhões, fica evidente o quanto se pode economizar com um recrutamento bem planejado, bem como o potencial retorno de investimento inicial gerado por um departamento de scouting que trabalhe com uma estratégia eficaz, equipado da maior plataforma de vídeos e dados para observação de jovens talentos, o Wyscout. 

Em breve, quem seguirá o exemplo dos jogadores citados acima será Kendry Paez, a estrela da Copa Mitad del Mundo do ano passado. Com apenas 16 anos, Paez se tornou o segundo sul-americano mais jovem a estrear pela seleção nacional, ficando atrás apenas de Diego Maradona. Ele deve se juntar ao compatriota Caicedo no Chelsea em 2025, mas por um valor bem menos inflacionado.

Kendry Paez esbanjando talento pelo IDV na Copa Mitad del Mundo 2022

Este foi um dos torneios adicionados mais recentemente ao novo e melhorado Pacote de Competições Juvenis do Wyscout. Vamos conferir tudo o que você precisa saber sobre a Copa Mitad del Mundo…


Onde? 

A Copa Mitad del Mundo é realizada em Sangolquí, situada ao sul da capital do Equador, Quito, nas instalações de última geração do IDV. 

A maioria dos jogos acontece na Ciudad Deportiva, o complexo de treinamento de alto desempenho (líder no continente) do IDV, que conta com sete campos, academia de tecnologia moderna, salas de análise audiovisual e alojamentos para jogadores da academia. Nas semifinais e na final, os jogos acontecem na casa do IDV, o Estádio Banco Guayaquil.


Quando?

A competição geralmente acontece em julho ou agosto. Neste ano, ocorreu de 2 a 12 de agosto.


Quem participou? 

A competição deste ano foi ampliada para 16 equipes, dobrando o número de equipes envolvidas anteriormente, e contou com equipes sub-18 de toda a América Latina. 

Na edição deste ano participaram o anfitrião IDV e seu time reserva Independiente Juniors, além da seleção sub-17 do Equador, formando uma forte representação local, além de clubes grandes da Argentina, Brasil, Colômbia, Uruguai, Peru, Chile, Paraguai e México.


Qual é o formato?

Na sua forma atual, a Copa Mitad del Mundo consiste em uma fase inicial com quatro grupos de quatro equipes. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as quartas de final, enquanto os demais times passam para uma rodada de classificação, garantindo que todos joguem seis vezes e estabelecendo uma classificação final de 1 a 16 para todas as equipes envolvidas.

Copa Mitad del Mundo 2023

O IDV conquistou o título em casa. É a quarta vitória dos Negriazules na Copa Mitad del Mundo, derrotando a seleção sub-17 por 2 a 1 em uma final totalmente equatoriana.

O IDV teve a posse de bola como identidade da equipe e implementou o seu modelo de jogo em todo o clube. Isso é parte do que fez com que a equipe fosse tão bem-sucedida na contratação de jovens talentos.

A equipe sub-18 vencedora da Copa Mitad del Mundo não fez diferente: ela liderou várias métricas de passes nas estatísticas do campeonato. Com média de 63,1% de posse de bola, o IDV trocou mais passes do que qualquer outro time, com 2.454 passes completos e uma precisão de 86,3%, e foi incomparável nas bolas passadas (60), bolas para o terço final do campo (331) e taxa de passes (13,5 passes por minuto).

O IDV também acertou o maior número de chutes (17,72 a cada 90 min.) e pressionou o adversário no alto do campo, como demonstra seu PPDA de 6,68, atrás apenas do Talleres.

Apesar de terem finalizado bastante e terem tido muita posse de bola, o xG por chute de 0,106 da equipe foi inferior à média do torneio (0,11), mas o time ainda assim ficou em terceiro em gols marcados. Seus 10 gols refletiram seu xG de 8,99, sugerindo que a equipe criou uma boa quantidade de chances de gol e teve qualidade para aproveitá-las.

Observando as estatísticas relacionadas ao xG, podemos ver que o Peñarol do Uruguai e a seleção sub-17, o finalista derrotado, foram os times que superaram seus números subjacentes na frente do gol. Isso pode levar a várias conclusões, tais como a ideia de que são capazes de finalizar muito bem, de acertar arremates mais arriscados ou de ter um pouco de sorte nesse tipo de lance.

Apesar de o Red Bull Bragantino e o Sporting Cristal aparecerem em uma posição inferior nessa métrica, foram dois dos maiores marcadores do torneio, sugerindo que, talvez com melhor qualidade de finalização ou mais sorte, poderiam ter marcado ainda mais.


Jogadores destaque

Conforme demonstrado no gráfico abaixo, o atacante da Universidade Católica Juan Francisco Rossel foi um dos principais atacantes a participarem da Copa Mitad del Mundo 2023. O chileno teve o maior número de participações diretas em gols, marcando cinco gols e tendo uma assistência. Nenhum jogador deu mais chutes (24) ou passes na grande área (38).

Outro artilheiro que teve grande sucesso foi o atacante equatoriano sub-17 Allen Obando. Além dos quatro gols, Obando teve o maior xG da competição, 3,17, demonstrando sua capacidade de entrar e ocupar bons espaços para fazer o gol e de aproveitar suas chances. Forte no jogo aéreo e cirúrgico na grande área, Obando já estreou pelo Barcelona de Guayaquil e está sendo bem avaliado.

Uma das revelações do torneio é companheiro de equipe de Obando, Erick Zambrano. Apesar de ter apenas 15 anos, Zambrano liderou a Copa Mitad del Mundo em assistências (3) e recentemente se tornou o jogador mais jovem a estrear na LigaPro equatoriana, superando o recorde anteriormente estabelecido pelo já mencionado Kendry Paez.

Apelidado de “Cavani de Orense” graças às semelhanças físicas com o atacante uruguaio, Zambrano foi o melhor jogador do torneio em termos de eficiência ofensiva. Calculado comparando-se a diferença entre a combinação de gols e assistências esperados com o rendimento real, a métrica mostra os jogadores que tiveram o melhor desempenho acima do esperado.

Outro destaque em termos de eficiência ofensiva foi o artilheiro do RB Bragantino, Gabriel Andrade, e outro jogador da seleção juvenil do Equador, Michael Bermudez. A dupla tem a melhor proporção de gols por minuto (1,54 e 1,9 a cada 90 min., respectivamente) e talvez pudesse ter uma classificação mais elevada se tivessem tido mais minutos em campo.

Por fim, um jogador que pontuou bem em ambas as métricas anteriores foi Tomas Diaz, do Atlético Huila. O lateral canhoto colombiano de 18 anos foi eleito o melhor jogador do torneio após marcar quatro gols e impressionar pela técnica, dinamismo e controle de bola. 

O Huila, é o clube que agora pertence aos mesmos proprietários do IDV e pretende replicar um modelo semelhante ao das equipes equatorianas. Eles parecem ter uma verdadeira joia nas mãos.